sexta-feira, 10 de junho de 2011

Escondidinho de charque

Acredito que a sexta-feira seja o dia mais esperado da semana, e mesmo para quem trabalha no sábado é aquele dia em que você respira feliz pela chegada do descanso.

Para mim, a sexta é sinônimo de sair para comemorar com os amigos, e hoje não seria diferente, mas nossos parceiros de noite tiveram um imprevisto e precisaram desmarcar o encontro, coisas da vida.

Em casa e sem idéia do que fazer, resolvi comprar umas cervejinhas e cozinhar alguma coisa pra petiscar.  


Ingredientes:

  • ½ kg de charque (carne-seca), dessalgada, cozida, temperada a gosto e desfiada.
  • ½ kg de mandioca (macaxeira, aipim) limpa e cortada em pedaços.
  • 1 colher (sopa) de sal.
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal.
  • 1 copo de leite (aproximadamente).
  • 1 caixa de creme de leite.
  • 100 gramas de queijo ralado grosso (eu usei o queijo coalho, pra ficar bem nordestino mesmo, mas pode ser mussarela).

Modo de fazer:
  • Cozinhe a carne-seca, desfie (eu passei no processador e deu certo) e reserve.
  • Coloque a mandioca em uma panela, cubra com água, tempere com sal e leve ao fogo para cozinhar. Quando estiver bem macia, escorra, tire a fibra central e amasse-a com um garfo.
  • Numa panela, coloque a manteiga e aos poucos, junte a mandioca, o leite (junte mais leite, se necessário, caso o purê esteja duro).  
  • Por último adicione o creme de leite.
  • Mexa bem até ficar cremoso.


  • Em um refratário (pode usar pequenas tigelas para porções individuais), coloque uma camada de creme, uma camada de charque, outra de creme e por último, o queijo ralado.
  • Leve ao forno para gratinar.
Bom final de semana à todos!


:D

7 comentários:

  1. Eu quero!!!!!!
    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Você fazendo parece super fácil, quero ver se vou conseguir fazer aqui.

    ResponderExcluir
  3. Ola Bella

    Vim agradecer e retribuir a sua visita, obrigada. Adorei seu blog e ja estou seguindo. Ficarei feliz se me seguir tambem.

    Um lindo domingo
    BJooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Humm, adoro recetinhas práticas e gostosas, rsrs
    Obrigada pela visita no meu cantinho, seja bem vinda sempre :)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Nossinhoraaa... fiquei com água na bocaaa!!! Esse escondidinho e ainda com cervejinha??? Vou fazer a receira agora mesmo!!! Amei...

    Clarissa Medeiros

    ResponderExcluir
  6. Amiga, vc tinha a obrigação moral de me chamar pra inaugurar sua panelinha verde. HUNF! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Naty, fiz isso de última hora... não se preocupa, ainda tem as panelinhas branco com preto! rsrs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...