segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Rio Branco/ AC

Bom dia!!!

Para quem anda curioso sobre minha estadia em Rio Branco/AC e quer saber mais sobre o lugar,  hoje relato um pouco do que ando vendo por aqui... Senta que lá vem história!



Quando meu marido foi transferido para cá eu fiquei um pouco assustada, me imaginava voltando para o nordeste ou se nada desse certo ir em direção a região Sul. Eu, e acredito que muita gente fez o mesmo, criei muitos estereótipos de com seria o região norte, mesmo sem nunca ter pisado aqui. E para não vir para uma cidade de coração fechado, decidi pesquisar e conhecer um pouco mais do lugar.

Parece piada, mas depois de digitar Rio Branco/ACRE no google uma das primeiras imagens que apareceu foi uma pessoa segurando uma cartaz com os dizerem: O Acre existe!

O Estado do Acre esta localizado ao sudoesta da região Norte. O Estado possui uma área de 153.149,9 Km2 e faz limites com Amazonas, Rondônia, Bolívia e Peru. Rio Branco é o principal município do estado, de acordo com uma estimativa do IBGE, até agosto de 2011, a cidade possui uma população de 342 298 habitantes, o qual a coloca como a sexta maior cidade da Região Norte e a 66ª maior do Brasil. Sua área territorial é de 9 222,58 km², sendo o quinto município do estado em tamanho territorial. De toda essa área, 44,90 km² estão em perímetro urbano, o que classifica Rio Branco como sendo a 66ª maior do país. (Fonte)

Mesmo com tantas informações e ainda ter conversado com um amigo de época colegial que já residia em Rio Branco, o que me deixava mais aflita seria a distância da família.

Saímos de Recife/PE no dia 31 de dezembro e depois de enfrentar 2 horas e meia até Brasília e mas 3 horas até Rio Branco de avião, aterrissamos em meios a fogos de artifícios. Chegávamos num novo lugar com a entrada de um novo ano. Minhas primeiras impressões da cidade foram boas, mesmo chegando cansada e a noite. 

Aqui, as avenidas são muito espaçosas, os semáforos demorados e há área verde por todos os lados. A cidade é organizada e limpa (mesmo com a presença de um barro vermelho nas ruas e nos carros). Existem muitas praças e parques, onde as pessoas costumam caminhar e apreciar a natureza. É muito seguro e é comum ver  pessoas despreocupas e janelas abertas de madrugada. Considero um privilegio nos tempos de hoje poder dormir de janelas abertas.

Os acreanos são muitos receptivos e carismáticos. Não tem um sotaque definido por ser uma cidade com muita gente de outros estados. São barristas e defendem o Acre como o melhor lugar do mundo para se morar.

Existem muitos museus e centros histórico onde se destaca a vida de Chico Mendes e o período dos seringueiros de borracha. 

Em boa parte do centro da cidade oferecem wi-fi grátis, o "Floresta digital", que permite acesso a internet a toda população de Rio Branco. Isso foi algo que me impressionou muito por aqui, nunca vi nada parecido nem pelas cidades da Europa por onde andei. Isso sim é inclusão digital.

A cidade tem uma universidade federal e  2 faculdades particulares. Um shopping com boa parte das lojas nacionais mais conhecidas. Uma noite bem agitada onde se toca o que está na mídia, a do momento é o sertanejo universitário, e boas opções de restaurantes e bares.

Algumas das comidas típicas são o pato, tucupi, tacaca, charuto, açaí e cupuaçu. Mas também tem muita influência da culinária nordestina, já que o Acre foi colonizado por uma grande maioria de cearenses, pernambucanos e baianos. É impressionante como aqui todo mundo tem um avô nordestino.

É comum cruzar a fronteira para ir a Bolívia comprar nos free shops de lá. Com três horas de carro  temos acesso a importados em geral com um preço muito bom. Também dar para ir a Cidade de Cusco e conhecer Machu Pichu no Peru de carro, só que a distância é um pouco maior, sendo um 1 dia de viagem até lá. O primeiro passeio já fizemos e valeu muito a pena, o segundo estamos planejando e quando formos coloco fotos aqui.

O clima aqui é muito quente, mesmo estando no "inverno amazônico", período do ano que chove praticamente todos os dias. 

Como vocês podem perceber, estou gostando muito da cidade. Mesmo sofrendo com o calor, estou achando bem legal morar aqui. Ainda não conheci tudo, mas essas são minhas primeira impressões do lugar. Aos poucos vou postando fotos dos parques e arredores.

Bom começo de semana a todos!
:D

13 comentários:

  1. Que legal, não conheço Rio Branco. Mas é bom saber que a cidade é limpa e segura. Dois aspectos raros nas grandes cidades brasileiras. E perto do Peru e Bolivia! Muito bom
    Beijos e nos conte mais
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer o Acre através de suas impressões,da próxima tira umas fotinhas
    e coloca aqui pra gente viu...
    Bjinhus ;)

    ResponderExcluir
  3. Poxa Iza, q legal!
    Parece ser um ótimo lugar pra se morar apesar de ser longeeee pra dedéu!

    Q bom q vc tá gostando!

    Bjooos e boa semana


    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal Iza!
    Bom q vc tem gostado!
    A cidade parece um bom lugar a se morar,pena q seja longe né?!

    =D

    bjooooooos


    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Iza, fico muito feliz que tudo esteja indo bem, e que vc esteja gostando, tbém adorei saber um pouco mais sobre Rio Branco, realmente existe um preconceito sobre a região norte, mas já ouvi falar que é um lugar em plena acensão, onde muitas pessoas estão prosperando muito, dará tudo certo por ai! Depois posta mais fotos da cidade! Bjooooss

    ResponderExcluir
  6. É com muita felicidade que leio seu post, não conheço o Acre,mas sempre escutei coisas boas de Rio Branco. Sou do Pará, já morei no Amapá, moro atualmente em Minas, passei a última semana no Ceará, rs. Existe muita lenda, muito folclore sobre os lugares mais afastados do eixo sul-sudeste, falam sem conhecer, sem nunca ter ido. Eu que viajo para todo o lado posso falar, e pra mim é tudo Brasil, e todas as regiões tem sua beleza e quem faz o lugar são as pessoas que moram nela.
    super beijo

    ResponderExcluir
  7. Ah e morro de vontade de conhecer Machu Pichu, rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, nunca sai da minha cidade, quer dizer muito mal saí de Nilópolis, que fica na baixada fluminense do Rio de Janeiro e vim para o município do Rio de Janeiro, nuca troquei de estado assim para trabalhar ou algo do tipo. Mas penso que é bom conhecer outros ares, outras pessoas, outros costumes, as vezes é mesmo difícil adaptar, mas fazer o quê? vcs não tinham que ir? não dava para ficar remoendo não é mesmo? na mídia(daqui pelo menos) só se fala de Rio, São Paulo, um pouco da Bahia, um pouco de minas, mas do brasilzão mesmo quase não se fala, e é esse que vc está tendo oportunidade de conhecer um pouco mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Aiiiii....morei aí por 5 anos! Vim embora há 2 anos. Meu irmão se casou aí e tenho uma linda sobrinha acriana!
    Que bom que você tem gostado. Fiz muitos amigos por aí. Infelizmente eu não penso em voltar, aí definitivamente não é o meu lugar, mas Deus nos coloca onde menos esperamos, não é mesmo?
    Que Deus abençoe essa nova fase e que você possa ser muito feliz aí.
    São pessoas são maravilhosas...realmente bem bairristas haha, é até engraçado.

    E quanto ao calor....ele piora...e muito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. ACHO QUE IA DEMORAR A ME ACOSTUMAR COM A CULINÁRIA RSRSRS
    MAIS TENHO VONTADE DE MORAR EM OUTROS LOCAIS FAZER NOVAS AMIZADES(MANTENDO AS VELHAS CLARO) CONHECER NOVAS CULTURAS,MAS
    QUEM SABE UM DIA NÉ ..........

    BJINHU E UMA SEMANA ABENÇOADA OBRIGADA PELA VISITA ADOREI LHE VER POR LÁ #SOMENÃO

    http://pertinhodosmeussonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amiga amei conhecer Rio Branco através de vc..
    Fico feliz q vc esteja gostando..

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  12. Minha cunhada Vanessa morou no Acre por 4 anos e teve um filho lá. O marido dela(meu irmao) é militar do exercito e há 3 anos,mudaram pra manaus/Amazônia-onde nasceu há 2 anos ,outro filho. Eel tbm foi ao haiti(ela ficou,senoa teriam outro filho por lá rsrsrsr

    Muito legar rever com teu blog,as historia do Acre!


    saúde,paz



    Ro

    ResponderExcluir
  13. Poxa, Bella...eu tb tinha outra imagem daí! Que bom que vcs estão curtindo!
    Que sejam superfelizes! Beijoca!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...